Minha lista de blogs

terça-feira, 10 de março de 2009

Aluga-se Apartamento

ALUGA-SE APARTAMENTO



FADE IN:

INT.PRÉDIO DE DONA EXPEDITA - DIA

Aluga-se apartamento. Essa foi à frase que dera sentido a vida de dona expedita. Ela tinha 82 anos era viúva. Expedita Espírito santo, esse era o nome ao qual seus pais lhe deram em homenagem ao santo expedito que a salvara da morte. História essa que era repetida por dona expedita inúmeras vezes. Morava num apartamento de quarto e sala, 12 andares e quatro ap por andar. Dolores era o nome da proprietária cujo apartamento estava sendo alugado.

INT.APARTAMENTO DE DONA EXPEDITA/BANHEIRO/COZINHA – DIA

O dia começava cedo para dona expedita. Acordava todos os dias as 5:30 da manhã, asseava o corpo, areava os dentes,tomava seu café molhado com biscoito Maria...As 8 da manhã o interfone começava a tocar. Ela já estava pronta de vestidinho comprido, batom rosado e uma chinelinha rasteira , ansiando a chegada dos primeiros visitantes.”ALÔOOOO,PODE,PODE MANDAR SUBIR MEU FILHO”.O porteiro Deraldo tinha a recomendação previa dada por dona Expedita. ”Qualquer pessoa que chegar você tem que falar a mim”.Dona expedita batia no peito orgulhosamente para todo o visitante repetindo a mesma frase.”Eu conheço a geografia desse apartamento Tim tim por Tim tim “

INT.PRÉDIO DE DONA EXPEDITA/CORREDOR – DIA


Os primeiros visitantes a chegarem foi um casal,Fabio e Lara.Ao abrirem a porta do elevador lá estava ela balançando a chave com sorriso estampado no rosto.

INT. CASA DE DOLORES – TARDE

A vida de Dona expedita seguia das palavras recordadas contadas aos seus visitantes.”Foi meus filhos,casei aos 18 anos,virgem, papai e mamãe zelava muito pela minha mocidade...hoje tá tudo diferente...ora mais você já viu?!È um tal de chupa-chupa lambe-lambe...os tempos são outros...tempo bom era o meu” .Dona expedita virava atração principal para os visitantes ao invés do ap...”E aí meus queridos gostaram?? Não,não precisam responder agora,vamos na minha casa tomar um gostoso café, que é tão gostoso como a tarde no circo”

INT.CASA DE DONA EXPEDITA/SALA – TARDE

A casa de Expedita cabia tudo, sua sala tinha mesa de jantar, um som antigo cheio de vinil, sofá para dois e um altarzinho onde ficava o seu santo Expedito ,o santo que era devota e a salvará da morte.

INT.CASA DE DONA EXPEDITA – NOITE

A noite para Expedita era um pouco triste, quando dava às 6 horas acabava o horário de visitação, ordens do sindico por pedido dos moradores: ”visita aqui só até as 6”.A vida de Expedita era sem graça: viúva ,mãe de três filhos e avó de 5 netos que nunca tinha tempo para ela.

INT.CASA DE DONA EXPEDITA ( FLASH-BACK)- TARDE

Morava no 703 em frente o ap de Dolores, essa foi à ajuda dos céus que fez expedita do olho mágico observar a casa de Dolores com a porta aberta. Dolores :”vou alugar amanhã, não quero que Pedro veja o filho ele é um péssimo pai”.

INT.CASA DE DONA EXPEDITA/COZINHA – DIA

O interfone começava a tocar cedo ”Manda subir”.”Dolores Alves de Assis, desquitada e mãe de filho homem, 5 anos”.Era assim que expedita começava a apresentação do ap que parecia em poucos minutos a história durar séculos de delícia.

INT.PRÉDIO DE EXPEDITA/PATIO – DIA

Na manhã em que Dolores alugou seu ap, dona expedita cedo estava lá embaixo, com o pretexto de que estava tomando o sol matinal...”Estou indo viajar a passeio dona Expedita, até mais!”Ela fingia que acreditava o que Dolores dizia balançando a cabeça dizendo um sim. O porteiro Deraldo não podia duvidar do que Expedita havia dito para ele, afinal ele tinha visto realmente Dolores falando com ela: Dona Expedita orgulhosamente dizia a Deraldo sempre:”você viu Deraldo,Dolores disse que o ap esta sobre as minhas recomendações”.

INT.CASA DE DONA EXPEDITA - DIA


A Vida de Dona Expedita acontecia diferente a cada pessoa diferente que ela conhecia, mas, sempre repetindo a mesma história seqüencialmente sem perder a lógica cronológica dos acontecimentos”Então meu filho,casei,tive filhos...”Um dia 4 visitantes ao mesmo tempo chegou para ver o ap,Expedita mais uma vez teve a grande idéia de não perder nenhum visitante..o que seria um prejuízo para a possibilidade de ter o prazer de conhecer e poder contar a história da sua vida.

INT.CASA DE DONA EXPEDITA - TARDE

O anuncio do aluguel do ap de Dolores chamava a atenção dos visitantes:Apartamento quarto e sala novíssimo em folha, mobiliado, por excelente preço!!!”O ap de Dona Expedita mais uma vez vira sede para os visitantes que agora além do lanche gostoso e das histórias divertidas tinham a garantia de chegar no horário certo e passar o tempo suficiente para conhecer a sua talvez futura moradia “Por favor minha querida,nome,idade,estado civil,filhos...” E no final assinava um termo de compromisso a pessoa;”Eu, fulano das quantas, concordo em estar de tal horário a tal horário sobre demonstração do ap de Dolores por dona Expedita”.

INT.CASA DE DOLORES - TARDE

O boca-boca ia aumentando o sucesso de dona Expedita,todo mundo queria ir ver o tal apartamento para poder sair com a sensação gostosa de paz que ela transmitia.”Aqui é ótimo meu filho,arejado e silencioso.Todo mundo é amigo:Berê do 402, Marlene com seu marido Natanael do 701,Larissa e seu marido inglês a vida aqui no prédio passa ventilada...Todo mundo é amigo” A pergunta chave de dona expedita para os visitantes era: “Não que eu queira me meter meu filho,longe de mim, mas,Dolores tá cobrando quanto pelo aluguel?” Mal ouvia a resposta dos visitantes ela respondia: “Tá caro”. E era isso e ponto final.Desiludia qualquer visitante. Era a estratégia de dona expedita para que não alugasse o ap.Não por maldade,mas por vontade de continuar a ter a presença das visitas que enchia de felicidade a sua vida.

EXT.PRÉDIO DE EXPEDITA/CORREDOR – DIA


E a felicidade de dona expedita parecia ter chegado ao fim. Foi quando Dolores sem dizer nada voltou de viagem firme para ficar “E aí Dolores, voltou mesmo pra ficar?” “Sim Dona Expedita senti uma falta enorme do ap...”
Não por não gostar de Dolores, mas aquele dia Dona Expedita foi dormi mais cedo do que todos os dias e triste.

INT.CASA DE EXPEDITA – DIA

Na manhã do dia seguinte dona expedita acordou eufórica,parecia que algo novo dera luz para uma nova felicidade.Mal terminou de se arrumar correu para sua caixinha aonde ela guardava toda sua economia raspou a caixinha deixando-a limpa,nem conseguiu tomar café direito,arrumou a mesa ,abriu a porta e bateu na porta da casa da vizinha .”Oi Dolores minha filha, sei que você voltou para seu apartamento,mas,ele muito me interessa não para alugar e sim para comprar”. Dona Expedita falava alto e com muita convicção...””Dona expedita ,meu apartamento não esta a venda...” Expedita botou a mão no bolso e disse 300 mil na hora.”
Dolores não hesitou mais nenhuma vez, cedeu ao apelo de Expedita que chorava dizendo que o ap seria para seu filho...”Então eu te vendo por 150, OO, fechado ?”.

INT.CASA DE DONA EXPEDITA -DIA



E Foi neste dia uma das noites mais gostosas que Expedita dormiu.Acordou cedo pegou um táxi e foi na casa de anúncios, com aa mão tremulas ansiando escrever colocou no papel ”Aluga-se ap novíssimo, a felicidade mora aqui”.


FADE OUT


FIM

Nenhum comentário: